Sejam Bem-vindos!

Minha foto
É com alegria que disponibilizamos este blog para visitação. Aqui você encontra lazer, cultura e informação. "Um país se faz com homens e livros." Nunca é demais repetir, reprisar essas palavras de Monteiro Lobato que, muito mais do que uma tirada poética, é uma afirmação plena do realismo e tem ecos em toda a nossa evolução histórica.

Horário de Funcionamento

Horário de Funcionamento

Manhãs:
Segunda a Sexta
08:30h às 12:00h


Tardes e Noites:
Segunda a Quinta:
13:30h às 20h - Sem Intervalo
Sexta:
13:30h às 17h


HORÁRIO DE VERÃO

Segunda, Quarta e Sexta
8h às 14h 30'

Terça e Quinta
8h às 12h
13h 30' às 17h

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Família, o valor e a decisão de leitura!!

 Família Ferreira
Família Malizenski

Bons exemplos devem ser mostrados:

A criação do valor de leitura faz-se por meio da ação de bibliotecários, professores e principalmente pelo incentivo familiar, dando a verdadeira importância afetiva.
Os familiares estabelecem, por via do livro e da leitura gratificante, o vínculo mágico e real do novo leitor com o ato de ler.
Sem o conhecimento dos livros, sem a convivência com eles, a criança não pode formular qualquer conceito de valor e necessidade quanto à alfabetização e exercício do letramento. É preciso conviver com situações de leitura, para obter os valores bons da vida; é preciso experimentar a provocação externa para incorporar à existência, o ato da leitura.
Leitura e afeto com freqüência fazem par. Nas famílias, os livros devem fazer parte do cotidiano delas, das crianças, mostrando alegrias, ilustrações, contação de histórias com ternura. A criança, ainda não alfabetizada, cabe a essa tarefa aos pais em contar as historinhas, isso faz com que ela cresça um pouco mais, ela começa a se fazer leitora, provocada pelas imagens e idéias que o texto lhe sugere. O livro é a parte do conforto que a acompanha no colo familiar, ao experimentar, por meio da voz afetuosa e dos encantos narrativos, emoções que a tocam de maneira próxima.
Os livros, portanto, não tem importância menor hoje do que tiveram no passado, mas ao contrário. É o que tem sido há séculos: Portadores do conhecimento de uma geração para outra (e dificilmente poderão ser ultrapassados por qualquer outro meio de transmissão das descobertas intelectuais.
Para os jovens leitores, os bons livros correspondem às suas necessidades internas de modelos e ideais, de amor, segurança e convicção.
Hoje, podemos nos orgulhar dessas famílias, entre outros sócios que também são assíduos na biblioteca, pois sabemos que a transformação de uma sociedade começa na cultura e na educação, principalmente familiar.
Portanto, seja uma família leitora, participativa na Biblioteca Pública Municipal, seus filhos merecem o melhor, uma melhor cultura, um melhor futuro.
Agradecemos a todos os sócios em especial aos pais que incentivam seus filhos a lerem e que confiam no nosso trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário