Sejam Bem-vindos!

Minha foto
É com alegria que disponibilizamos este blog para visitação. Aqui você encontra lazer, cultura e informação. "Um país se faz com homens e livros." Nunca é demais repetir, reprisar essas palavras de Monteiro Lobato que, muito mais do que uma tirada poética, é uma afirmação plena do realismo e tem ecos em toda a nossa evolução histórica.

Horário de Funcionamento

Horário de Funcionamento

Manhãs:
Segunda a Sexta
08:30h às 12:00h


Tardes e Noites:
Segunda a Quinta:
13:30h às 20h - Sem Intervalo
Sexta:
13:30h às 17h


HORÁRIO DE VERÃO

Segunda, Quarta e Sexta
8h às 14h 30'

Terça e Quinta
8h às 12h
13h 30' às 17h

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

05 de Agosto- Dia Nacional da Saúde

Dia Mundial do Diabetes – SAS


A Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation - IDF) é uma organização internacional que reúne mais de 200 associações-membro em mais de 160 países, representando mais de 250 milhões de pessoas com diabetes, suas famílias e seus prestadores de cuidados de saúde. A missão da IDF é promover cuidados de diabetes, prevenção e cura em todo o mundo. Suas principais atividades incluem educação para pessoas com diabetes e cuidados profissionais, campanhas de sensibilização e promoção e intercâmbio de informações. É uma organização não-governamental nas relações oficiais com a OMS e a ONU.

Em relação à iniciativa criada pela IDF, ainda que as campanhas temáticas durem todo o ano, a data de 14 novembro foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, foram os cientistas que descobriram a insulina em 1921. O logotipo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul. Esse símbolo foi criado como parte da campanha de conscientização "Unidos pelo Diabetes” e adotado em 2007 para comemorar a aprovação da Resolução das Nações Unidas sobre o Dia Mundial do Diabetes. O seu significado é incrivelmente positivo. Em muitas culturas, o círculo simboliza a vida e a saúde. A cor azul representa o céu, que une todas as nações e simboliza a comunidade internacional do Diabetes. Os temas mais recentes foram:

2004: Diabetes e Obesidade; 2005: Diabetes e Cuidados com os Pés; 2006: Diabetes entre os Desfavorecidos e os Vulneráveis; 2007/2008: Diabetes em Crianças e Adolescentes. Já o tema do Dia Mundial para o período 2009-2013 é Diabetes: Educar para Prevenir.

Mensagens-chave da campanha:

• Conhecer os riscos e os sinais de alerta da doença;

• Saber o que fazer e a quem se dirigir;

• Aprender a cuidar e controlar o diabetes.

Foco para cada Público-alvo:

• Para o público em geral, é uma chamada para compreender o grande impacto do diabetes na vida das pessoas e sensibilizar e conscientizar da necessidade de prevenir-se ou de retardar, sempre que possível, o diabetes e suas complicações;

• Para pessoas com diabetes, o foco da campanha é no sentido de disseminar informações e ferramentas que melhorem o conhecimento sobre o diabetes para que possam entender melhor sua condição, o “viver com diabetes” e prevenir complicações através do desenvolvimento de autonomia para o autocuidado;

• Para os governos e responsáveis pelas políticas públicas, é uma chamada para que compreendam as implicações custo x implementação de estratégias eficazes e políticas de prevenção e de gestão do cuidado adequado e de qualidade para o diabetes.

• Para os profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar e atualizar o conhecimento para que as melhores recomendações e evidências científicas atuais possam ser colocadas em prática para o maior número de pessoas que sofrem com a doença.

Ações que serão realizadas em cidades de diversos estados brasileiros:

• Programas de rádio e televisão;

• Atividades desportivas;

• Encontros informativos públicos;

• Campanhas com peças variadas (cartazes, folderes etc.);

• Exposições e oficinas;

• Rodas de imprensa;

• Artigos em revistas;

• Iluminação em azul de alguns monumentos;

• Círculos azuis humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário