A Biblioteca Pública Municipal localmente reconhecida por desenvolver uma diversidade de atividades de cunho ambiental, cultural e social, tais como: educação ambiental, coleta seletiva de lixo, inclusão digital, empréstimo de acervo bibliográfico para estudantes e publico geral- reúne por meio de um Projeto Político Pedagógico, todas as suas ações ambientais sob o projeto que cria estrutura a "Sala Verde".
As Salas Verdes constituem um projeto coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) que visa constituir um espaço que reúne atividades e informações ambientais. A função das Salas Verdes é planejar e desenvolver atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, divulgação e difusão de informações e publicações produzidos e/ou fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente.
A pretensão da Sala Verde é proporcionar espaços e atividades que proporcionem a construção coletiva de uma sociedade mais responsável com o meio ambiente.
Acreditamos que ter um ambiente equilibrado, limpo é condição sino quo non para uma sociedade informada e com excelente qualidade de vida. Se obtivermos êxitos nessas pequenas tentativas, temos a convicção de que terá valido a nossa intenção e o nosso esforço pela busca de uma sociedade e mundo melhores.
Sejam Bem-vindos!
- Biblioteca Municipal Luiz Carlos Barbosa Lessa
- É com alegria que disponibilizamos este blog para visitação. Aqui você encontra lazer, cultura e informação. "Um país se faz com homens e livros." Nunca é demais repetir, reprisar essas palavras de Monteiro Lobato que, muito mais do que uma tirada poética, é uma afirmação plena do realismo e tem ecos em toda a nossa evolução histórica.
Horário de Funcionamento
Horário de Funcionamento
segunda-feira, 26 de março de 2012
terça-feira, 20 de março de 2012
" A Leitura vem de berço"
AÍ VEM NOVO PROJETOOOO!!
Vendo a necessidade de buscar mais recursos ao município, com pouca política pública que favoreçam essas crianças e adolescentes, faz-se necessário a implantação de projetos sócio-culturais.
A falta de uma "Biblioteca para bebês", foi o principal motivo para o surgimento desse projeto.
Entendemos que, toda criança sem distinção de idioma ou religião, tem direito a escutar as mais bonitas historias da tradição oral dos povos, especialmente aquelas que estimulem sua imaginação e sua capacidade crítica.
A leitura não pode mais ser considerada um ato de decodificação de palavras e textos entre os educadores contemporâneos Ler, atualmente, é um ato de entendimento dos contextos que se inicia antes do nascimento. Pensar e implantar ações de leitura para esse momento e para os seis anos subsequentes a ele, visando capacitar os pais e cuidadores, juntamente com seus bebês, é um desafio para nossa equipe de trabalho.
Na gestação a mulher torna-se mais introspectiva e, talvez, por estar gerando uma nova vida, mais predisposta a aceitar novas ideias e a modificar comportamentos. Baseado nestas constatações, na primeira etapa do projeto propomos encontros periódicos com as gestantes visando à sua conscientização e sensibilização sobre a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de seus bebês. Na segunda, são oferecidas duas ações de leitura bem distintas, a primeira delas consiste em atividades sedutoras e modeladoras em bibliotecas, a segunda, na distribuição do material de suporte necessário para dar continuidade às atividades.
Assinar:
Postagens (Atom)