Sejam Bem-vindos!

Minha foto
É com alegria que disponibilizamos este blog para visitação. Aqui você encontra lazer, cultura e informação. "Um país se faz com homens e livros." Nunca é demais repetir, reprisar essas palavras de Monteiro Lobato que, muito mais do que uma tirada poética, é uma afirmação plena do realismo e tem ecos em toda a nossa evolução histórica.

Horário de Funcionamento

Horário de Funcionamento

Manhãs:
Segunda a Sexta
08:30h às 12:00h


Tardes e Noites:
Segunda a Quinta:
13:30h às 20h - Sem Intervalo
Sexta:
13:30h às 17h


HORÁRIO DE VERÃO

Segunda, Quarta e Sexta
8h às 14h 30'

Terça e Quinta
8h às 12h
13h 30' às 17h

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Protetor solar e os efeitos nocivos da radiação solar!

Os raios solares apresentam malefícios? 

A exposição freqüente e prolongada ao sol pode causar: eritemas (queimaduras solares e lesões bolhosas na pele); envelhecimento precoce; melasmas (manchas marrons que conferem à pele um aspecto envelhecido); dermopatias (doenças da pele); desidratação; câncer de pele, inclusive o melanoma (tumor maligno que mais freqüentemente acomete a pele e os olhos); doenças degenerativas; lesões, catarata e outros problemas oculares. Não se deve olhar diretamente para o sol, pois os olhos são sensíveis e suscetíveis à ação dos radicais livres e da radiação solar, que predispõem a lesões, doenças degenerativas e até cegueira.

Há situações em que os raios solares são benéficos? 

A exposição ao sol deve acontecer fora do período do dia em que as radiações solares sejam mais intensas e prejudiciais (entre 10 e 16 horas). Não se deve deixar de usar filtro de proteção solar. O melhor horário para o banho de sol é do nascente até as 9h30 e após às 16h00. É importante reiterar que é indispensável o uso de um bom filtro de proteção solar (que deve ser adequado a cada tipo de pele) antes dessa exposição, que confira total fotoproteção contra os raios UV-A e UV-B. Quando moderada, no horário adequado e mediante o uso correto de filtro, a luz do sol aquece, confere uma sensação de bem-estar, ativa a circulação sangüínea e estimula a produção de vitamina D (a principal fonte dessa vitamina é produzida na pele mediante a exposição à luz do sol), que protege o organismo contra o raquitismo. Alguns alimentos também são boas fontes de vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, fígado, gema de ovo, leite enriquecido, vegetais e leveduras.

Os jovens tendem a pensar que os danos causados pelo sol sejam mais freqüentes em pessoas mais velhas. Qual é a verdade disso?

Apesar das constantes campanhas educativas e preventivas contra o câncer de pele, muitos jovens e adultos ainda parecem não ter consciência dos perigos causados pela exposição freqüente e prolongada ao sol e dos efeitos acumulativos e danosos da radiação solar sobre a saúde. Tal exposição freqüente e prolongada, no período das 10 às 16 horas, é danosa à saúde de qualquer pessoa em qualquer idade.

Qual a incidência de doenças relacionadas aos raios solares em pessoas jovens?

No Brasil, o câncer de pele é o mais freqüente e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos diagnosticados. Dos casos de melanoma diagnosticados, 15% são de pacientes com menos de 26 anos de idade, segundo uma recente pesquisa realizada pela “Faculdade de Medicina da PUC” – Campinas – SP (Jornal da PUC – Campinas, 27 de novembro a 10 de dezembro/2006). 

A exposição prolongada e excessiva durante os primeiros 10 até 20 anos de vida aumenta muito o risco de se contrair câncer de pele? 

Em geral, as crianças e os jovens se expõem ao sol três vezes mais do que os adultos. Nesse sentido, a escola em muito pode contribuir na conscientização dos malefícios já referidos anteriormente. Os pais têm a responsabilidade maior de orientar desde cedo seus filhos sobre tais cuidados. Pois, como já foi dito, os efeitos danosos da exposição freqüente e prolongada ao sol, em horários não recomendáveis, são acumulativos.

Como pode ser feita a prevenção?

A utilização correta do filtro de proteção solar, de amplo espectro (FPS 30): aplicá-lo 30 minutos antes da exposição ao sol; reaplicá-lo após a natação, o suor, o secar-se com a toalha, a permanência por mais de duas horas ao sol. O uso de chapéu com aba e de óculos de sol com lentes antiultravioleta.

Em que momento se deve usar o protetor solar e qual é o ideal?

É necessário desenvolver-se a compreensão e o hábito saudável do uso diário e freqüente do fotoprotetor, cada vez que se expuser à luz solar. A luz artificial também provoca danos à pele e envelhecimento. O filtro com FPS 30 é o mais recomendado; deve-se escolher aquele de amplo espectro, que ofereça proteção total contra os raios UV-A e UVB, hipoalergênico, não comedogênico (não causador de cravos), à prova de água e suor (especialmente, para desportistas).

O que é o auto-exame de pele?

O auto-exame da pele deve ser realizado pelo menos uma vez a cada mês. É um método simples e de fácil aprendizado, desenvolvido para auxiliar as pessoas a detectarem precocemente o câncer de pele (inclusive o melanoma), dentre outras afecções cutâneas. Se o câncer de pele for diagnosticado precocemente e tratado enquanto o tumor ainda não invadiu profundamente as camadas da pele, ele tem grandes chances de ser combatido e curado. Durante o auto-exame, deve-se ficar atento aos seguintes sinais: manchas, pintas e verrugas que coçam, descamam e/ou sangram; sinais, pintas e verrugas que mudam de tamanho, forma e cor; e feridas que não cicatrizam num intervalo de quatro semanas.

Como realizar o auto-exame?

(1). De frente para um espelho que permita a visualização do corpo todo; examinar frente, lado e costas.

(2). Flexionar os cotovelos e observar as axilas, os braços, os antebraços e as mãos.

(3). Examinar os membros inferiores (coxas e pernas) de frente, de trás e dos lados, inclusive as genitálias.

(4). Sentar-se numa cadeira, examinar as plantas dos pés e entre os dedos.

(5). Com o auxílio de um espelho de mão e de um pente, examinar o pescoço, as orelhas e o couro cabeludo.

(6). Com auxílio de um espelho, examinar também as costas e as nádegas. Encontrando qualquer suspeita significativa, procurar imediatamente ajuda terapêutica dermatológica. Os espelhos de aumento podem ser úteis no auto-exame.

De que forma a Naturopatia pode auxiliar na prevenção e no combate das afecções da pele? 

A Naturopatia trata a saúde num todo, de forma holística e natural. Se uma pessoa cultiva diariamente hábitos saudáveis (alimentares e etc.), serenidade e virtudes (valores), a saúde, a beleza e a harmonia refletirão na pele e em todo o organismo. Traduz-se a ciência Naturopatia como sendo a prevenção e o combate às doenças e a manutenção da saúde por meio de recursos naturais e tecnológicos eficazes, atóxicos e não agressivos. Também abrange a terapêutica de prevenção do envelhecimento e tratamentos estéticos. Para cuidar da beleza da pele e combater as afecções que a acometem, a naturopatia emprega: desintoxicação orgânica, remédios botânicos (fitomedicina), suplementação nutricional (fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes, enzimas, aminoácidos etc.), loções, cremes, procedimentos ou tratamentos estéticos da pele, eletroterapia, massagens, Acupuntura Tradicional Chinesa, Yoga e meditação.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

10 Dicas para o Verão

1. As altas temperaturas favorecem a desidratação. Beba muita água, várias vezes ao dia. No mínimo, 1,5 litro, diariamente. 

2. A água de coco é uma excelente bebida, já que fornece carboidratos e minerais importantes para o organismo. Mas cuidado, ela é calórica. 

3. Evite os alimentos e preparações ricos em gorduras. No verão, a digestão desses alimentos é prejudicada, causando sensação de mal estar. 

4. Para se refrescar, prefira os picolés de fruta que são menos calóricos em comparação com os sorvetes em massa. 
5. Comece a refeição com uma porção grande de salada. Elas são ricas em fibras e água, dando maior sensação de saciedade. 
6. Na praia, preste atenção na qualidade e higiene dos alimentos que são oferecidos. O calor favorece a proliferação de fungos em bactérias reduzindo o tempo de vida útil do alimento. 

7. Verduras e legumes são alimentos ricos em água e, por isso, eles ajudam a hidratar o corpo. Ingira, no mínimo, 3 porções por dia. 

8. As frutas são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Ingira, pelo menos, 3 frutas por dia. 

9. Na praia, as batidas de frutas são excessivamente calóricas. Prefira sucos de frutas naturais ou água de coco para se refrescar. 

10. Uma boa opção para quem for à praia é levar uma bolsa térmica cheia de frutas e água. Quando a fome bater, dispense as frituras e batidas dos quiosques e consuma alimentos mais saudáveis. 

Confraternização de Fim de Ano

No dia 21 de Dezembro de 2012 na Pizzaria Focca's realizamos nossa confraternização de fim de ano com revelação do Amigo Secreto.
Estava tudo ótimo!








Viagem ao Acqua Lokos

No dia 20 de Dezembro de 2011 os sócios participantes do Projeto " Recicle e Viaje" com maior pontuação de Pets e Latas passaram o dia no Parque Aquático Acqua Lokos!

















Hora do Conto Natalino

No dia 16 de Novembro de 2011 recebemos a visita da turma do 1° ano da Professora Fátima para atividades na Sala de Inclusão Digital e Hora do Conto Natalino.












Inauguração Sala Verde- 29 de Novembro de 2011

"Verde para a cidadania, Preserve!"
Com este slogan foi inaugurada a Sala Verde no dia 29 de novembro às 19h, nas dependências da Prefeitura Municipal, sob coordenação da Biblioteca Pública Municipal Luiz Carlos Barbosa Lessa. Participaram da cerimônia as autoridades municipais entre elas: Prefeito Municipal Dr. Sérgio Carriconde Schimidt, Vice- Prefeito Sr Júlio César Lammel, Secretário de Educação Sr. Gilnei Carvalho Dutra, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Srª Solange dos Santos Lopes, contamos com a presença da Coordenadora da Assessoria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Srª Gabriea Freitas da Silva, a qual por intermédio desta secretaria, no governo anterior nosso município